IDT Explore – Comunidade Criativa e Inovadora

Projeto Concluído

IDT Explore
Comunidade Criativa e Inovadora

rede-IDT

O Projecto IDTExplore – Comunidade Criativa e Inovadora insere-se no âmbito da Medida 1.5 do Programa Operacional da Região Centro – Projectos Triangulares e é promovido pela Rede IDT.

Partilhar

Objetivos

O Projecto tem por objectivo reforçar a competitividade da sub-região AMLEI através de mecanismos facilitadores do processo empreendedor e geradores de inovação.

Actividades

Além da actividade de gestão e divulgação, o Projecto contempla mais quatro actividades principais:

 

1. Empreendedorismo Institucional

Esta actividade tem como objectivo promover e dinamizar as comunidades Criativas e Inovadoras, bem como chamar a comunidade para a discussão dos temas Competitividade, Empreendedorismo e Inovação como forma de contributo para o desenvolvimento sustentado da região.

Para a sua concretização serão promovidas periodicamente reuniões/debate com vários agentes da região, quer provindos do poder local, regional ou nacional (representantes do governo), da Indústria, de Universidades e Instituições do Sistema Científico Tecnológico Nacional quer da Comunicação Social. Esta interacção permitirá retirar importantes contributos para a definição de estratégias conjuntas para o desenvolvimento da região.

Paralelamente, será desenvolvido e animado um fórum de discussão online, cujos objectivos são similares aos das reuniões/debate. Contudo, o alcance desta ferramenta é consideravelmente maior, havendo lugar a uma diversidade de inputs e outputs bastante superior.

 

2. Entrepreneur Refresh

Esta actividade visa contribuir para a revitalização do espírito empreendedor dos empresários e divulgar a orientação estratégica regional, assim como sensibilizar a indústria para a necessidade de inovar em aspectos organizacionais e de gestão.

Para a concretização dos objectivos, foram identificadas 3 acções: a realização de um seminário, de uma formação Outdoor e a elaboração de uma newsletter electrónica periódica.

 

3. Entrepreneur Office

Esta actividade pretende divulgar a Entrepreneur Office Network [EON] e o empreendedorismo, contribuindo para um melhor entendimento das ferramentas ao dispor de todos os que têm espírito empreendedor, promover o conceito “empreender” em Portugal e testar novos modelos de atracção do empreendedorismo.

Este projecto irá promover a criação de uma Rede de “Gabinetes” de Apoio ao Empreendedorismo – Entrepreneur Office Network [EON] – , contando com a dinamização activa da OPEN e das redes em que está envolvida. A existência de um serviço comum de apoio estratégico ao empreendedorismo irá facilitar o processo empreendedor, bem como dirigir as ideias para as estruturas mais vocacionadas para a actividade que cada empreendedor pretende desenvolver.

O Entrepreneur Office terá por base um suporte web que permita gerir a informação relacionada com o serviço, ligar todos os nós da rede, bem como dinamizar a rede. Esta rede terá como alvo os jovens com espírito empreendedor, preferencialmente com formação académica superior, não só portugueses como de todo o espaço da União Europeia.

 

4. Mobilidade Tecnológica

Esta actividade tem como objectivo a transferência tecnológica como medida de apoio à inovação, aproveitando as redes europeias para absorver conhecimento.

Os objectivos desta actividade materializam-se na concretização de 3 acções distintas:

  • A participação de oradores/ experts estrangeiros de reconhecido prestígio internacional em áreas tecnológicas relevantes para a Região em eventos focalizados na transferência tecnológica (promovidos pelo CENTIMFE).
  • Intercâmbio de recursos humanos com outras instituições de IDT ou de ensino, com vista à partilha de conhecimento e acréscimo de competências.
  • A terceira acção designada por Mobilidade e Transferência de Saber visa a criação de uma REDE (bolsa) de CONTACTOS de Pessoas Experientes em fase de “phase out” das suas empresas, directa ou indirectamente ligados aos sectores de MOLDES e PLÁSTICOS (Técnicos e Gestores da Indústria), e fomentar o seu envolvimento junto dos jovens licenciados do sector, assim como envolvendo-os nas reuniões de projectos internacionais.

Duração

15 meses

INÍCIO: Maio 2006
FIM: Julho 2007