Tecnoemprende

Projeto Concluído

Tecnoemprende
Programa de Iniciativa Comunitária INTERREG III B SUDOE

Tecnoemprende

O projecto Tecnoemprende nasce com a vocação de ser a primeira medida de carácter inter-regional destinada a facilitar a criação de empresas de base tecnológica no SUDOE.

O projecto TECNOEMPRENDE desenvolve-se no âmbito do Programa de Iniciativa Comunitária INTERREG III B Sudoeste Europeu, co-financiado pelo FEDER (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional).

Share

Objetivos

  • Agregar e coordenar informação sobre as diversas iniciativas regionais, de forma a que o empreendedor tecnológico disponha de informação sobre procedimentos e ajudas para o lançamento do seu projecto empresaria, em primeira mão.
  • Promover a criação de empresas de base tecnológica no SUDOE, evidenciando que o auto-emprego em actividades inovadoras é uma alternativa viável e com elevadas possibilidades de êxito, geradora de riqueza, emprego e competitividade, sendo um elemento chave no desenvolvimento regional.

Actividades

Para estimular a emergência das ideias inovadoras, que frequentemente estão “adormecidas” em laboratórios, este projecto pretende desenvolver um conjunto estruturado de iniciativas:

  1. Implementar o espaço virtual Tecno-Emprende, entendido como uma ferramenta estruturante do projecto, um instrumento privilegiado de comunicação do sistema e um veículo de difusão dos principais resultados do projecto.
  2. Estudar a situação regional do empreendedorismo em cada uma das regiões vinculadas ao projecto, com o objectivo de conhecer as respectivas especificidades e as possíveis vantagens e desvantagens competitivas que os empreendedores encontrarão em cada região.
  3. Prestar assessoria a empreendedores tecnológicos, com o objectivo de mobilizar as ideias inovadoras e de minimizar as incertezas a enfrentar na “aventura” do empreendedorismo.
  4. Colocar em rede os concursos e iniciativas inovadoras a nível regional e realizar o primeiro concurso de ideias do Sudoeste Europeu (SUDOE), abrangendo as regiões beneficiárias do projecto.
  5. Organizar jornadas inter-regionais sectoriais R2I (“Researchers to Investors”). Serão organizadas 4 jornadas sectoriais, em diferentes regiões do espaço Sudoeste, para promover o contacto entre empreendedores e entidades financeiras, visando a captação de capital semente e de capital de risco para projectos inovadores a desenvolver nas regiões abrangidas pelo projecto.
  6. Apoiar o arranque e/ou desenvolvimento das incubadoras dos parceiros do projecto, permitindo a constituição de uma rede de incubadoras do SUDOE. Nas várias incubadoras será criado um espaço itinerante, onde os empreendedores das regiões implicadas no projecto poderão estabelecer-se temporariamente (max. 3 meses). Este espaço permitirá, por exemplo, o estabelecimento de relações entre clientes e fornecedores ou entre empreendedores com projectos compatíveis.
  7. Estudar a oferta existente de parques tecnológicos e estabelecer acordos com estes para o acolhimento dos empreendedores cuja fase de incubação esteja concluída.

Duração

Abril 2005 a Junho 2007

Parceiros

  • Universidad Rey Juan Carlos – CINTTEC – Centro para la Innovación y la Transferencia de Tecnologia
  • IAT – Instituto Andaluz de Tecnologia
  • Fundecyt – Fundación para el Desarrollo de la Ciencia y la Tecnología en Extremadura
  • OPEN – Associação para Oportunidades Específicas de Negócio
  • AIRO – Associação Industrial da Região do Oeste
  • AEAL – Associação dos Empresários do Alentejo Litoral
  • FMPCLM – Federación de Municipios y Provincias de Castilla La Mancha
  • FECMES – Federación n Empresarial de Castilla–La-Mancha de Economia Social
  • RUTMP – Réseau Universitaire Toulouse Midi Pyrénées